INSS – Como Consultar o Extrato de Pagamento

Tempo de leitura: 3 minutos

O Extrato INSS pode sim ser emitido pela internet, de forma simples e rápida, através de um cadastro no site criado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social. Antes era somente possível consultar o extrato do trabalhador nas Agências bancárias e alguns caixas eletrônicos.

Como consultar o extrato de pagamento pelo INSS online

Agora é possível fazer a consulta ao extrato de pagamentos, contribuições de benefícios do INSS, informações sobre tempo de aposentadoria, agendamento de perícia além de outros serviços online gratuitos.

Com um novo portal, os beneficiários poderão ter acesso às informações das contribuições que foram realizadas para à Previdência ao longo de todos os anos de trabalho, a qualquer hora e qualquer lugar

Quem pode consultar o extrato de pagamento?

Todos os trabalhadores brasileiros poderão acessar, os que são registrados na carteira de trabalho, que participam das contribuições previdenciárias, poderão pegar o  extrato de pagamentos do INSS, seja via internet ou pelo telefone.

Como fazer para acessar esse portal?

Agência do INSS

O primeiro passo antes é o cadastro no site de serviços do INSS.

  • Será aberta uma página de acesso, clique em “entrar” no canto direito da página;
  • Em seguida em “login” logo depois irá carregar outra página.;
  • Você deverá ir até o final da página e clicar em “primeiro acesso”
  • Depois apertar em “cadastrar-se”

Logo irá carregar a página, e pedirá para preencher com algumas informações suas para poder cadastrar-se.

  • CPF;
  • Data de nascimento
  • Nome completo
  • E-mail (opcional)
  • Celular (opcional)
  • Nome da mãe
  • Estado de nascimento

No segundo passo, será realizada uma verificação de dados através de algumas perguntas pessoais sobre o beneficiário, com o intuito de confirmação de identidade e veracidade das informações.

Após responder todas as perguntas corretamente, o cadastro será finalizado e uma senha inicial aleatória será gerada no primeiro acesso.

Como consultar o extrato de pagamento

Sendo o extrato o documento que lhe informará todos os detalhes sobre os seus vencimentos, pode ser um extrato mensal ou anual, todo o procedimento é realizado de forma simples e rápida. O portal do INSS oferece também a possibilidade de imprimir todo extrato do INSS de seu tempo de aposentadoria.

Uma outra função que está à disposição para os usuários cadastrados, é a de extrato do pagamento de benefícios da Previdência.

Beneficiados podem acessar a consulta de informações sobre o pagamento de benefícios como o de auxílio-acidente, pensão por morte, invalidez, auxílio-doença, aposentadoria por idade, ou tempo de contribuição, auxílio-maternidade, ou qualquer outro benefício do INSS.

Aposentadoria: Novas regras

Ficou mais fácil consultar o extrato de pagamento INSS?

Alguns beneficiários da Previdência Social podem ter de acessar o extrato INSS pela internet, mas outros que não tem acesso a internet ou não sabem mexer nela direito, continuam indo em agências da previdência ou em caixas eletrônicos de bancos o acesso ao extrato.

O documento é utilizado  para comprovar a renda de um indivíduo de maneira detalhada, ou seja, ele pode  revela dados como o valor do benefício sem descontos e valor com todos os descontos.

Uma nova forma de acessar o INSS e ter como consultar o extrato de pagamentos online, facilitou para muita gente, que não tem muito tempo, para poder ir à agência ou em um caixa eletrônico, e poder consultar sem pressa seus extratos INSS.

Hoje já está completamente acessível que os seus beneficiários tenham a disposição a qualquer momento informações do conforto de suas casas, possuir um computador, tablet, celular que tenha acesso a internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *