Aposentadoria por Idade Rural e Suas Peculiaridades

Tempo de leitura: 3 minutos

Depois de anos dedicados ao trabalho rural que no Brasil move a economia, nada mais justo que na hora de se aposentar você trabalhador (a) rural ter benefícios para sua previdência.

Aposentadoria por idade, o que é?

A aposentadoria por idade é quando o contribuinte decide solicitar o seu benefício quando atingi uma idade mínima exigida, o valor da aposentadoria não vem por inteiro, mas em compensação ele não precisa esperar até a idade avançada.

Aposentadoria rural, como funciona?

A aposentadoria por idade tem duas vertentes, sendo uma delas a aposentadoria por idade rural, ou seja, os trabalhadores que comprovarem o tempo de contribuição rural tem a idade mínima exigida diminuída.

As idades

Aposentadoria urbana / aposentadoria rural

Homens 65 anos de idade 60 anos de idade
Mulheres 60 anos de idade 55 anos de idade

 

Documentos solicitados para aposentadoria por idade rural

  • RG
  • CPF
  • CT (Carteira de trabalho) ou qualquer outro documento que comprove os anos contribuídos

 

Diferença para aposentadoria urbana

A diferença entre a aposentadoria rural para a aposentadoria urbana é o tempo de contribuição, já que na rural são 5 (cinco) anos a menos tanto para homens quanto para mulheres.

Valor, pois diferente das outras aposentadorias se o trabalhador solicitar a aposentadoria por idade rural, sem outras condições agregadas o valor da aposentadoria será sempre de um salário mínimo.

Tempo de contribuição

O tempo de contribuição para a aposentadoria por idade rural não muda da aposentadoria por idade urbana, ambas exigem um período de contribuição de 180 (cento oitenta) meses trabalhados, ou seja, 15 (quinze) anos.

Cálculo da aposentadoria por idade rural

A idade mínima exigida é equivalente a 70% ou 70 pontos, você deverá somar isso mais 1% ou 1 ponto a cada ano de contribuição.

Lembrando que a carência, ou seja, o tempo mínimo de contribuição trabalhista é de 180 meses ou 15 anos.

Exemplo, se você tem 60 anos (idade mínima para o trabalhador rural do sexo masculino) e já contribuí 18 anos de trabalho rural receberá 88% do valor da sua contribuição.

Por que 70% + 18% = 88%

Vale lembrar que o cálculo nunca vai ultrapassar os 100% do valor da contribuição.

Como solicitar a aposentadoria por idade rural

Além dos documentos, é importante lembrar de levar comprovações dos seus trabalhos nas áreas rurais, o agendamento pode ser feito pelo site do INSS ou pelo canal de atendimento no número 135.

É importante também lembrar de ficar atento com as novas mudanças das leis referentes a previdência social.

Algumas regras estão em aprovação, outras já foram aprovadas, com isso se já tiver os documentos em dia é importante já fazer a solicitação para que não perca o benefício ou fique prejudicado por conta de alguma mudança.

Se você começou a contribuição antes do ano de 1991, pode conseguir uma carência reduzida, por exemplo.

Aposentadoria por idade rural

Quem pode solicitar? Trabalhadores rurais como agricultores, artesãos, pescadores, etc.
Onde solicitar? INSS (site ou telefone 135)
Idade mínima? 60 (homens) 55 (mulher)
Tempo de contribuição? 180 meses e/ou 15 anos

Assim sendo, se você é um trabalhador rural e contribui já há 15 anos de atividades rurais comprovadas e tem 60 anos (se for homem) e 55 anos (se for mulher) pode procurar a agência de INSS mais próxima, ou o site, ou o telefone da centra de atendimento 135 e já você pode solicitar a entrada para a sua aposentadoria rural por idade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *